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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/128
Tipo: Dissertação
Título: Políticas para a educação infantil: uma análise do currículo de referência único do Acre pós base nacional comum curricular
Autor(es): NERI, Cristiana Rodrigues Ferreira
Primeiro Orientador: GROTTI, Giane Lucelia
Resumo: Este trabalho trata das “Políticas para a Educação Infantil: uma análise do Currículo de Referência Único do Acre pós Base Nacional Comum Curricular” e tem como problemática: Como é apresentado o Currículo de Referência Único do Acre para Educação Infantil de Excelência para Todos (CRUA/EI) tendo como sustentação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? E possuí como objetivo geral analisar como o currículo para Educação Infantil é apresentado no CRUA/EI tendo por alicerce a BNCC. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e como procedimento de coletas de dados a análise documental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, a partir de estudos bibliográficos, incluindo o levantamento de teses e dissertações no Banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), além da busca por artigos científicos nesse mesmo locus. Para a análise dos documentos, a principal referência foi o CRUA/EI, tendo como suporte teórico a BNCC e como aporte legal a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB (9394/96), o Plano Nacional de Educação (2014-2024), o Marco da Primeira Infância (2016) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009; 2010). No campo da Educação Infantil, as principais referências foram: Kramer (2006); Oliveira (2005; 2020), Barbosa (2010), Cerisara (1999; 2002). Sobre políticas públicas consultamos Mainardes (2006, 2011). Sobre currículo Sacristán (2000). Quanto à fundamentação metodológica, nos ancoramos em Gil (2002; 2008); Minayo (2008); Marconi; Lakatos (2002; 2003); Bardin (1977). Para a análise dos dados, foi utilizada Análise de Conteúdo de Bardin, em que foram elaboradas, a posteriori as categorias centrais e intermediárias, as quais geraram as seções da dissertação. Os resultados desta pesquisa demonstram que o CRUA/EI atende o que é indicado na BNCC. O CRUA ampliou algumas temáticas com relação a BNCC. Sob a ótica de Sacristán (2000), podemos dizer que se trata de um currículo prescritivo. Quanto a participação da comunidade na sua construção, não foram abertos espaços de discussões nas fases iniciais, percebemos que a participação só foi possível por meio da consulta on-line. Assim, foi constatado a predominância da participação da equipe SEME. O processo construção ocorreu de forma aligeirada. O documento pode até ter sido feito de forma colaborativa, porém, deixou de lado a concepção democrática na formulação desse currículo.
Abstract: This work deals with the "Politics for Child Education: an analysis of the Single Reference Curriculum of Acre after the National Common Curricular Base and has as this problem: How is the Acre Single Reference Curriculum for Child Education of Excellence for All presented with the support of the National Common Curricular Base. And it has as general objective to analyze how the curriculum for Child Education is presented in CRUA/EI having as foundation the BNCC. This is a research of qualitative approach and as a procedure of data collection the documentary analysis. The research is characterized as exploratory, based on bibliographic studies, including the survey of theses and dissertations in the Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education (CAPES), in addition to the search for scientific articles in this same locus. For the analysis of the documents, the main reference was the CRUA/EI, having as theoretical support the BNCC and as legal contribution the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of Education LDB (9394/96), the National Education Plan (2014-2024), the Early Childhood Framework (2016) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009; 2010). In the field of Early Childhood Education, the main references were: Kramer (2006); Oliveira (2005; 2020), Barbosa (2010), Cerisara (1999; 2002). On public policies we consulted Mainardes (2006, 2011). On Sacristán curriculum (2000). As for the methodological foundation, we are anchored in Gil (2002; 2008); Minayo (2008); Marconi; Lakatos (2002; 2003); Bardin (1977). For data analysis, Bardin's Content Analysis was used, in which the central and intermediate categories were elaborated a posteriori, which generated the sections of the dissertation. The results of this research demonstrate that CRUA/EI meets what is indicated in the BNCC. The CRUA expanded some themes in relation to BNCC. From the perspective of Sacristán (2000), we can say that it is a prescriptive curriculum. As for the participation of the community in its construction, spaces for discussions were not opened in the initial phases, we realized that participation was only possible through online consultation. Thus, the predominance of the participation of the SEME team was verified. The construction process took place in a lightened way. The document may even have been made collaboratively, but it left aside the democratic conception in the formulation of this curriculum.
Palavras-chave: Child Politics
Curriculum
Acre
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Acre
Sigla da Instituição: UFAC
metadata.dc.publisher.department: Centro de Educação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/128
Data do documento: 28-Mar-2023
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações - Outras Instituições

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