Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/129
Tipo: Dissertação
Título: (Re) visitando os modos de “agir e fazer” teatro em Rio Branco – AC de 1975 a 1985
Autor(es): SALDANHA, Alan da Silva
Primeiro Orientador: GOMES, Micael Carmo Côrtes
Resumo: Este estudo apresenta por meio das histórias de vida de encenadores e artistas de teatro, no período de 1975 a 1985, em Rio Branco – Acre, tem como objetivo geral se aprofundar no processo de formação, na pedagogia, no processo de criação cênica e nos modos de agir e fazer do teatro acreano, uma vez que o interesse estava voltado aos saberes e ao saber-fazer, bem como suas implicações na atividade teatral. Para isto foi adotada a metodologia, História Oral, mais especificamente: História Oral Temática, Meyhi e Ribeiro (2011). Assim, o trabalho se fundamentou nos estudos dos pedagogos do teatro tais como, Stanislávski (2010), Brecht (1978), Grotowski (1992), e outros. Desta forma, por meios das narrativas de outros documentos coletados, como fotografias, recortes de jornais, cartas e outros documentos, foi possível revisitar, registrar e analisar as experiências, as expectativas, o pensamento e os saberes escondidos na memória desses artistas de teatro rio-branquense.
Abstract: This study presents, through the life stories of theater directors and artists, during the period from 1975 to 1985, in Rio Branco - Acre, with the general objective of this to deepen training, pedagogy, and the process of scenic creation in the study ways of acting and doing in Acre's theater, since the interest was focused on knowledge and know-how, as well as their implications for theatrical activity. For this, the methodology was adopted, Oral History, more specifically: Thematic Oral History, Meihy, and Ribeiro (2011). The work was based on the studies of theater pedagogues such as Stanislávski (2010), Brecht (1978), Grotowski (1992), and others. This way, through the narratives of other documents collected, such as photographs, newspaper clippings, letters, and other documents, it was possible to revisit, record, and analyze the experiences, expectations, thoughts, and knowledge hidden in the memory of these Rio Branco theater artists.
Palavras-chave: Staging
Knowledge and Know-how
Formation
Creation process
Oral History
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Acre
Sigla da Instituição: UFAC
metadata.dc.publisher.department: Bloco da Pós-Graduação - Bloco dos Mestrados
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/129
Data do documento: 27-Set-2022
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações - Outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALAN SALDANHA - DISSERTAÇÃO.pdfDissertação6.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ALAN SALDANHA - TERMO.pdfTermo de autorização370.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.