https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/129
Tipo: | Dissertação |
Título: | (Re) visitando os modos de “agir e fazer” teatro em Rio Branco – AC de 1975 a 1985 |
Autor(es): | SALDANHA, Alan da Silva |
Primeiro Orientador: | GOMES, Micael Carmo Côrtes |
Resumo: | Este estudo apresenta por meio das histórias de vida de encenadores e artistas de teatro, no período de 1975 a 1985, em Rio Branco – Acre, tem como objetivo geral se aprofundar no processo de formação, na pedagogia, no processo de criação cênica e nos modos de agir e fazer do teatro acreano, uma vez que o interesse estava voltado aos saberes e ao saber-fazer, bem como suas implicações na atividade teatral. Para isto foi adotada a metodologia, História Oral, mais especificamente: História Oral Temática, Meyhi e Ribeiro (2011). Assim, o trabalho se fundamentou nos estudos dos pedagogos do teatro tais como, Stanislávski (2010), Brecht (1978), Grotowski (1992), e outros. Desta forma, por meios das narrativas de outros documentos coletados, como fotografias, recortes de jornais, cartas e outros documentos, foi possível revisitar, registrar e analisar as experiências, as expectativas, o pensamento e os saberes escondidos na memória desses artistas de teatro rio-branquense. |
Abstract: | This study presents, through the life stories of theater directors and artists, during the period from 1975 to 1985, in Rio Branco - Acre, with the general objective of this to deepen training, pedagogy, and the process of scenic creation in the study ways of acting and doing in Acre's theater, since the interest was focused on knowledge and know-how, as well as their implications for theatrical activity. For this, the methodology was adopted, Oral History, more specifically: Thematic Oral History, Meihy, and Ribeiro (2011). The work was based on the studies of theater pedagogues such as Stanislávski (2010), Brecht (1978), Grotowski (1992), and others. This way, through the narratives of other documents collected, such as photographs, newspaper clippings, letters, and other documents, it was possible to revisit, record, and analyze the experiences, expectations, thoughts, and knowledge hidden in the memory of these Rio Branco theater artists. |
Palavras-chave: | Staging Knowledge and Know-how Formation Creation process Oral History |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Acre |
Sigla da Instituição: | UFAC |
metadata.dc.publisher.department: | Bloco da Pós-Graduação - Bloco dos Mestrados |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/129 |
Data do documento: | 27-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações - Outras Instituições |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALAN SALDANHA - DISSERTAÇÃO.pdf | Dissertação | 6.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ALAN SALDANHA - TERMO.pdf | Termo de autorização | 370.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.