Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/136
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Da Educação Rural à "Educação na Floresta": um chamado para a geração de uma escola Amazônica
Autor(es): Silva, Anselmo Gonçalves da
Da Silva, Fátima Cristina
Resumo: O texto contextualiza a problemática da educação forma em territórios de populações tradicionais extrativistas amazônicas, geralmente reconhecidos como unidades de conservação. No caso específico, descreveu-se a contexto e experiências do autor na discussão do tema na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre. Além da apresentação da problemática, o autor expõe algumas propostas sob o seu ponto de vista de como a educação formal para populações tradicionais amazônicas não indígenas - sobremodo a escola em Reservas Extrativistas - poderia ser mais adequada às especificidades, ontologias e epistemologias, e perspectivas de futuro destes territórios e populações.
Abstract: The text contextualizes the problem of formal education in territories of traditional Amazonian gathering populations, generally recognized as conservation units. In the specific case, the context and experiences of the author in the discussion of the theme in the Chico Mendes Extractive Reserve, in Acre, were described. In addition to presenting the problem, the author presents some proposals from his point of view on how formal education for traditional non-indigenous Amazonian populations - especially schools in Gatherer Reserves - could be more adequate to the specificities, ontologies and epistemologies, and perspectives of future of these territories and populations.
Palavras-chave: escolas
amazônia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
Citação: Silva, A.G. da, & Da SILVA, F. C. (2022). Da educação rural à “educação na floresta”: um chamado para a geração de uma escola amazônica. Em Soares, A.M. Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 4. Aya editora.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.47573/aya.5379.2.87
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/136
Data do documento: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Umchamadoporumaescolaamaznica-2-23.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.