https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/148
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A importância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para a Redução da Desigualdade Educacional no Brasil. |
Autor(es): | NOGUEIRA, HENRY A. S. GISI, MARIA L. AGUIAR, RUCELINO S. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar a importância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE's) na redução da desigualdade educacional no Brasil. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica e análise de documentos, utilizando dados provenientes do Censo da Educação Básica, Relatórios do INEP, OCDE/PISA e Plataforma Nilo Peçanha. Os resultados derivados da análise do PISA indicam que os IFE’s apresentam um desempenho superior à média nacional. Além disso, em relação ao IDEB, as notas médias dos IFE’s são mais elevadas do que a média geral. Ao considerar os resultados específicos dos Institutos localizados nas regiões Norte e Nordeste, observa-se que essas instituições, além de superarem a média geral, aproximam-se das notas mais altas alcançadas pelas escolas privadas. Esses resultados, aliados à concepção de educação para a emancipação humana, visa oferecer uma formação integral e oportunidades aos indivíduos menos privilegiados da sociedade, revelando que os IFE's constituem uma estratégia eficaz para a redução da desigualdade educacional. |
Abstract: | The present study investigates the importance of the Federal Institutes of Education, Science, and Technology (IFEs) in reducing educational inequality in Brazil. The research was conducted through a literature review and document analysis using data from the Basic Education Census, INEP Reports, OECD/PISA, and the Nilo Peçanha Platform. The results derived from the PISA analysis indicate that IFEs perform above the national average. In addition, about IDEB, the average grades of IFEs are higher than the general average. When considering the specific results of Institutes located in the North and Northeast regions, it is observed that these institutions, in addition to surpassing the general average, approach the highest grades achieved by private schools. Combined with the conception of education for human emancipation, these results aim to offer comprehensive training and opportunities to less privileged individuals, revealing that IFEs constitute an effective strategy for reducing educational inequality. |
Palavras-chave: | Educação Educação Profissional Institutos Federais Desigualdade Educacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
Sigla da Instituição: | PUC-PR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/148 |
Data do documento: | 13-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no contexto da desigualdade educacional no Brasil.pdf | 621.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.