Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/196
Tipo: Outro
Título: Sequências didáticas interativas para o ensino de língua inglesa no ensino médio integrado com gêneros multimodais
Autor(es): ARAÚJO, Norma Sueli Ferreira de
Resumo: Dada a importância da língua inglesa no Brasil e no mundo, especialmente diante de grandes transformações tecnológicas e culturais, torna-se imprescindível uma educação mais abrangente e que oportunize o desenvolvimento do indivíduo de maneira interdisciplinar. Apesar de alguns documentos norteadores oficiais entenderem que o ensino médio tenha, entre suas funções, um compromisso para o trabalho, é necessário se pensar em uma formação com competências e habilidades para a vida, e para o desenvolvimento de um cidadão com consciência crítica. A sociedade sempre esteve marcada por uma multiplicidade de linguagens e informações disponíveis para o processo de interação humana, embora muitos recursos semióticos ainda representem um campo de estudo e ensino relativamente novo. É nesse contexto que os gêneros multimodais surgem como elementos imprescindíveis para auxiliar no desenvolvimento da compreensão leitora crítica. É significativo ressaltar a importância do trabalho com gêneros textuais em sala de aula, como unidades formadoras de sentido, de maneira a auxiliar o desenvolvimento do aluno e sua participação e posicionamento no ambiente em que vive. Verifica-se o crescimento de estudos pautados nesta abordagem, não só em linguagens, assim como em diferentes áreas do conhecimento. Para isto, este estudo fundamenta-se em autores como Norman Fairclough, um dos maiores expoentes da Análise de Discurso Crítica (ADC), cuja finalidade consiste no estudo da linguagem nas sociedades contemporâneas, e a relevância de se verificar como as práticas linguísticas, discursivas e sociais têm relação com as estruturas fundamentadas em práticas ideológicas. Refletindo sobre a sala de aula como espaço socialmente instituído, que deve possibilitar a interação entre diferentes sujeitos, o desenvolvimento do conhecimento e a formação integral do indivíduo, por meio de múltiplos movimentos interlocutivos, a proposta dos gêneros multimodais no ensino de inglês, por suas particularidades como elementos presentes no cotidiano dos estudantes e por se tratarem de representações autênticas do uso da língua, contribui para um maior engajamento nas atividades propostas, surgindo como uma forma de promover práticas de letramento capazes de ampliar as possibilidades de interação dos estudantes no meio social por intermédio da língua. Assim, numa perspectiva histórico-crítica, o ensino de línguas não pode ser feito apenas pelo estudo do signo linguístico em si, tampouco pela compreensão de regras gramaticais, precisa considerar o contexto social e cultural, a intenção e a percepção de que o homem é um sujeito histórico. A importância atribuída à língua inglesa como língua internacional não só para comunicar-se com outras pessoas, mas também compreender outras culturas, consumir informações de diferentes lugares, acessar saberes científicos e atender ao mercado de trabalho, nos conduz à concepção da importância de novas orientações didático-pedagógicas para um ensino-aprendizagem mais crítico envolvendo essa disciplina, de modo a responder, com efeito, às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas propostas pela sociedade, favorecendo o desenvolvimento e as interações reais na vida do aprendiz, em uma perspectiva de formação integral. Neste sentido, a educação e, consequentemente, a escola deve ser um espaço que possibilite aprendizagens e vivências culturais e sociais, voltadas para o humanismo e protagonismo de todos os indivíduos, sem dualidades ou distinção de classes ou interesses. Assim, a Sequência Didática Interativa é uma estratégia de organização de oficinas de ensino, que propomos nesta neste produto educacional visam estimular o protagonismo dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e permitindo que os estudantes construam coletivamente o conhecimento da língua inglesa, por meio dos gêneros textuais multimodais de forma reflexiva e colaborativa. A aplicação desse produto educacional foi feita em uma turma do 2º ano do curso integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Euclides da Cunha. As atividades foram elaboradas de forma a permitir o desenvolvimento de habilidades linguísticas, como a produção oral e escrita, a compreensão e a leitura em língua inglesa e, também, a construção do letramento dos alunos, a fim de que compreendessem as entrelinhas do texto, sua intencionalidade, a intertextualidade, escolhas linguísticas e os interesses presentes, como recomenda a ADC, tendo seu objetivo definido, segundo Fairclough (2005), na análise das relações entre os aspectos discursivos e não discursivos do social, a fim de se atingir uma compreensão melhor da complexidade dessas relações.
Abstract: -
Palavras-chave: Ensino com gêneros
Ensino médio integrado
Gêneros textuais multimodais para o ensino de língua inglesa
Sequência didática interativa
Oficinas para língua inglesa
CNPq: Linguística, Letras e Artes
Linguagens
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/196
Data do documento: 18-Ago-2023
Aparece nas coleções:Produtos Educacionais - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional Norma Araújo Final pós defesa.pdfProduto Educacional19.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.