Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/263
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A educação profissional e tecnológica como política pública na Amazônia Ocidental: Reflexões sobre o caso do Instituto Federal do Acre
Título(s) alternativo(s): The vocational educational and training as public policy in the Western Amazon: Reflections on the case of the Federal Institute of Acre
La educación profesional y tecnológica como política pública en la Amazonia Occidental: Reflexiones sobre el caso del Instituto Federal de Acre
Autor(es): AMIM, Jefferson BIssat
PLESE, Luís Pedro de Melo
ANDRADE, Kelen Gleysse Maia
MALDANER, José Jair
RYTHOWEM, Marcelo
Resumo: Esta pesquisa de revisão bibliográfica e documental tem como objetivo analisar o papel do Instituto Federal do Acre como política pública de EPT no contexto da Amazônia brasileira. Utilizando uma abordagem metodológica baseada em uma análise crítica de fontes secundárias, a pesquisa explora os resultados e desafios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) na oferta de uma educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e emancipatória no contexto da Amazônia Ocidental. Os resultados indicam que, apesar dos avanços significativos, persistem desafios relacionados à interiorização e ao custo amazônico. O artigo contribui para um debate abrangente sobre o reconhecimento da EPT como uma Política Pública de Estado prioritária, destacando a necessidade de políticas específicas para enfrentar as particularidades da região.
Abstract: This review research aims to analyze the importance of Vocational Educational and Training (VET) for economic development and social emancipation. Using a methodological approach based on a critical analysis of secondary sources, the research explores the results and challenges faced by the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Acre (IFAC) in providing a public, free, high-quality, inclusive, and emancipatory education in the context of Western Amazon. The findings indicate that, despite significant progress, challenges related to internalization and the Amazonian cost persist. The article contributes to a comprehensive debate on the recognition of PTE as a priority State Public Policy, highlighting the need for specific policies to address the region's particularities.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Políticas Públicas em EPT
Custo Amazônico
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
Citação: AMIM, Jefferson Bissat; PLESE, Luís Pedro de Melo; ANDRADE, Kelen Gleysse Maia; MALDANER, José Jair; RYTHOWEM, Marcelo. A educação profissional e tecnológica como política pública na Amazônia Ocidental: reflexões sobre o caso do Instituto Federal do Acre. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 15, p. 1-19, e45903, 2025. ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v15.45903.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/263
Data do documento: 10-Jan-2025
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações - Outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
45903-Texto do artigo-207863-1-10-20250123.pdf895.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.