https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/263
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A educação profissional e tecnológica como política pública na Amazônia Ocidental: Reflexões sobre o caso do Instituto Federal do Acre |
Título(s) alternativo(s): | The vocational educational and training as public policy in the Western Amazon: Reflections on the case of the Federal Institute of Acre La educación profesional y tecnológica como política pública en la Amazonia Occidental: Reflexiones sobre el caso del Instituto Federal de Acre |
Autor(es): | AMIM, Jefferson BIssat PLESE, Luís Pedro de Melo ANDRADE, Kelen Gleysse Maia MALDANER, José Jair RYTHOWEM, Marcelo |
Resumo: | Esta pesquisa de revisão bibliográfica e documental tem como objetivo analisar o papel do Instituto Federal do Acre como política pública de EPT no contexto da Amazônia brasileira. Utilizando uma abordagem metodológica baseada em uma análise crítica de fontes secundárias, a pesquisa explora os resultados e desafios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) na oferta de uma educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e emancipatória no contexto da Amazônia Ocidental. Os resultados indicam que, apesar dos avanços significativos, persistem desafios relacionados à interiorização e ao custo amazônico. O artigo contribui para um debate abrangente sobre o reconhecimento da EPT como uma Política Pública de Estado prioritária, destacando a necessidade de políticas específicas para enfrentar as particularidades da região. |
Abstract: | This review research aims to analyze the importance of Vocational Educational and Training (VET) for economic development and social emancipation. Using a methodological approach based on a critical analysis of secondary sources, the research explores the results and challenges faced by the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Acre (IFAC) in providing a public, free, high-quality, inclusive, and emancipatory education in the context of Western Amazon. The findings indicate that, despite significant progress, challenges related to internalization and the Amazonian cost persist. The article contributes to a comprehensive debate on the recognition of PTE as a priority State Public Policy, highlighting the need for specific policies to address the region's particularities. |
Palavras-chave: | Educação Profissional e Tecnológica Políticas Públicas em EPT Custo Amazônico |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre |
Sigla da Instituição: | IFAC |
Citação: | AMIM, Jefferson Bissat; PLESE, Luís Pedro de Melo; ANDRADE, Kelen Gleysse Maia; MALDANER, José Jair; RYTHOWEM, Marcelo. A educação profissional e tecnológica como política pública na Amazônia Ocidental: reflexões sobre o caso do Instituto Federal do Acre. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 15, p. 1-19, e45903, 2025. ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v15.45903. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/263 |
Data do documento: | 10-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações - Outras Instituições |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
45903-Texto do artigo-207863-1-10-20250123.pdf | 895.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.