Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/29
Tipo: Dissertação
Título: Variação Linguística nos Cursos Integrados do Ifac, Campus Sena Madureira: sequência didática interativa à luz da sociolinguística educacional
Autor(es): SILVA JÚNIOR, Raimundo Nonato da
Primeiro Orientador: ROWEDER, Charlys
Resumo: O trabalho se debruça sobre a aplicabilidade de pressupostos da Sociolinguística no conteúdo de variação linguística na perspectiva de um ensino de Língua Portuguesa mais plural, democrático e social. Consequentemente interessa-nos motivar o aluno para a aprendizagem, valorizando o repertório linguístico que ele traz ao ingressar nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre-IFAC, campus Sena Madureira. Dessa forma, o trabalho se propõe a responder o seguinte problema de pesquisa: quais as implicações ao ensino de variação linguística por meio de uma intervenção pedagógica pautada na Sociolinguística Educacional? Objetivo geral investigar quais as implicações do ensino de variação linguística por meio de uma intervenção pedagógica pautada na Sociolinguística Educacional. Já em relação ao objetivo específico verificar junto aos alunos dos Cursos Integrados do IFAC, Campus Sena Madureira, quais conhecimentos prévios eles possuem em relação ao conteúdo de variação linguística; Fazer uma revisão bibliográfica sobre as contribuições que os pressupostos da Sociolinguística Educacional podem auxiliar no ensino e aprendizagem do conteúdo de variação linguística; Elaborar e aplicar uma sequência didática interativa que contribua para uma melhoria no ensino e aprendizagem do conteúdo de variação linguística. O estudo teve como base, prioritariamente, os escritos da Sociolinguística Variacionista de Labov (2018) e a Sociolinguística Educacional de BortoniRicardo (2018, 2019a e 2019b) e Bagno (2007, 2020). Em relação a abordagem da pesquisa será qualitativa de natureza aplicada com objetivos exploratórios, já em relação ao procedimento será norteada pela pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de aplicação de um questionário e dos resultados da aplicação do produto educacional. Por fim, construção e aplicação de uma sequência didática interativa com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento do ensino, onde a variação linguística precisa ser valorizada como um rico material para o início de um trabalho em Língua Portuguesa e não ser tratada de forma preconceituosa e estigmatizada, contribuindo assim, com um ensino de língua portuguesa mais investigativo e menos prescritivista.
Abstract: The work focuses on the applicability of Sociolinguistics assumptions in the content of linguistic variation in the perspective of a more plural, democratic and social teaching of Portuguese language. Consequently, we are interested in motivating the student to learn, valuing the linguistic repertoire that he brings when he enters the integrated technical courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre-IFAC, campus Sena Madureira. Thus, the work proposes to answer the following research problem: what are the implications for teaching linguistic variation through a pedagogical intervention based on Educational Sociolinguistics? General objective to investigate the implications of teaching linguistic variation through a pedagogical intervention based on Educational Sociolinguistics. Regarding the specific objective, to verify with the students of the Integrated Courses at IFAC, Campus Sena Madureira, what previous knowledge they have in relation to the content of linguistic variation; Conduct a bibliographical review on the contributions that Educational Sociolinguistics assumptions can help in teaching and learning linguistic variation content; Develop and apply an interactive didactic sequence that contributes to an improvement in the teaching and learning of linguistic variation content. The study was based primarily on the writings of the Variationist Sociolinguistics of Labov (2018) and the Educational Sociolinguistics of Bortoni-Ricardo (2018, 2019a and 2019b) and Bagno (2007, 2020). In relation to the research approach, it will be qualitative, applied with exploratory objectives, and in relation to the procedure, it will be guided by action research. Data were collected through the application of a questionnaire and the results of the application of the educational product. Finally, construction and application of an interactive didactic sequence in order to contribute to the development of teaching, where linguistic variation needs to be valued as a rich material for the beginning of a work in Portuguese and not to be treated in a prejudiced and stigmatized, thus contributing to a more investigative and less prescriptive Portuguese language teaching.
Palavras-chave: Variação Linguística
Sociolinguística Educacional
Produto Educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/29
Data do documento: 19-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Raimundo.pdfDissertação22.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Sequência didática, variação linguística em sequência didática interativa.pdfProduto Educacional de Mestrado10.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.