https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/304
Tipo: | Livro |
Título: | Educação das águas e das florestas na(s) Amazônia(s) |
Título(s) alternativo(s): | Education of waters and forests in the Amazons |
Autor(es): | Silva, Anselmo Gonçalves da Cunha, Manoel Estébio Cavalcante da |
Resumo: | O modelo de educação convencional implementado na Amazônia tem se mostrado inadequado às especificidades socioculturais e territoriais da região, especialmente quanto às populações tradicionais não indígenas, como ribeirinhos e extrativistas, resultando em baixa qualidade na oferta de educação e na desconexão com os modos de vida e projetos ontológicos locais. Paralelamente, nos últimos anos, tem surgido o termo “das Águas e das Florestas”, articulado ao movimento da Educação do Campo no Brasil, como resultado de um processo de discussão sobre a diversidade das populações brasileiras — o que representa também uma oportunidade para construir uma educação-escola amazônica. Diante desse contexto, o livro se mobiliza em torno da questão: O que seria uma “Educação das Florestas e das Águas” na(s) Amazônia(s)?. O objetivo é ampliar o debate sobre o significado e as possibilidades de uma educação situada nos territórios das Amazônia(s) interior(es), fundamentada nas experiências e saberes das populações tradicionais, articulando os conceitos de Educação do Campo, das Águas e das Florestas como base para a construção de políticas e práticas educacionais mais representativas e emancipadoras na região. |
Abstract: | The conventional education model implemented in the Amazon has proven inadequate to the sociocultural and territorial specificities of the region, especially concerning non-Indigenous traditional populations such as riverine and extractivist communities. This inadequacy results in low-quality education and a disconnection from local ways of life and ontological projects. In recent years, the term "of Waters and Forests" has emerged, linked to the Rural Education movement in Brazil, as part of a broader discussion on the diversity of Brazilian populations—an opportunity to develop an Amazonian school-education model. Given this context, the book revolves around the central question: What would an "Education of Forests and Waters" be in the Amazon(s)? The objective is to broaden the debate on the meaning and possibilities of an education rooted in the territories of the inner Amazon(s), grounded in the experiences and knowledge of traditional populations. The book articulates the concepts of Rural Education, Education of Waters, and Education of Forests as a foundation for constructing more representative and emancipatory educational policies and practices in the region. |
Palavras-chave: | Amazônia Reservas Extrativistas Áreas protegidas Educação do campo Educação das águas e das florestas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
Sigla da Instituição: | CLAEC |
Citação: | Silva, A. G. da, & Cunha, M. E. C. da (Orgs.). (2025). Educação das Águas e das Florestas na(s) Amazônia(s). CLAEC. https://doi.org/10.23899/9786589284734 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | hppps://doi.org/10.23899/9786589284734 |
URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/304 |
Data do documento: | 23-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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