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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/316
Tipo: Dissertação
Título: Educação sexual e formação integral: análise das concepções docentes e dos desafios práticos no ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre
Autor(es): ARRUDA, Eder Ferreira de
Primeiro Orientador: FREITAS, Renata Gomes de Abreu
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PEREIRA, Ricardo dos Santos
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma estratégia didático-metodológica para incentivar docentes a incorporarem práticas educativas dialógicas sobre educação sexual no Ensino Médio Integrado (EMI), inserindo-se na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no Macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado. Adotando abordagem quali quantitativa, realizou-se levantamento com 45 docentes do EMI técnico, abrangendo todos os campi do Instituto Federal do Acre (Ifac). O estudo analisou marcos legais, políticas públicas, concepções docentes e desafios práticos relacionados à educação sexual, culminando em três artigos e na elaboração de um Produto Educacional (PE). O primeiro artigo examina os fundamentos legais e as políticas públicas voltadas à educação sexual no contexto escolar brasileiro, discutindo suas implicações e possibilidades de inserção na EPT, com foco na formação humana integral. O segundo artigo aborda as concepções e os desafios enfrentados pelos docentes para efetivação da educação sexual no EMI do Ifac. O terceiro artigo trata do mapeamento sistemático de PEs do ProfEPT e do desenvolvimento de um catálogo como estratégia de incentivo à adoção de práticas educativas dialógicas sobre sexualidade no EMI, valorizando a abordagem multidimensional das temáticas relacionadas à educação sexual. Por fim, é apresentado o PE intitulado: “Onde o saber encontra o corpo”: catálogo de produtos educacionais do ProfEPT para práticas educativas em sexualidade no EMI para a abordagem da educação sexual a partir de uma abordagem dialógica, reflexiva e transformadora.
Abstract: This research aimed to develop a didactic-methodological strategy to encourage teachers to incorporate dialogical educational practices on sexual education in Integrated High School (EMI), within the research line of Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT) and Macroproject 3 – Educational Practices in Integrated Curriculum. Adopting a quali-quantitative approach, a survey was conducted with 45 teachers from technical EMI programs across all campuses of the Federal Institute of Acre (Ifac). The study analyzed legal frameworks, public policies, teachers' conceptions, and practical challenges related to sexual education, culminating in three articles and the development of an Educational Product (EP). The first article examines the legal foundations and public policies for sexual education in the Brazilian school context, discussing their implications and possibilities for integration into EPT, focusing on comprehensive human development. The second article addresses the conceptions and challenges faced by teachers in implementing sexual education in Ifac's EMI programs. The third article deals with the systematic mapping of EPs from ProfEPT and the development of a catalog as a strategy to encourage the adoption of dialogical educational practices on sexuality in EMI, emphasizing a multidimensional approach to sexual education themes. Finally, the EP entitled "Where Knowledge Meets the Body": A Catalog of Educational Products from ProfEPT for Educational Practices in Sexuality in EMI is presented to address sexual education through a dialogical, reflective, and transformative approach
Palavras-chave: Currículo integrado
Educação sexual
Educação profissional
Ensino médio
Saúde escolar
Integrated curriculum
Sex education
Vocational education
Secondary education
School health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/316
Data do documento: 18-Jun-2025
Aparece nas coleções:Dissertações - 2025

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