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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/319
Tipo: Dissertação
Título: ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL: um estudo dos espaços pedagógicos de educação do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária do Instituto Federal do Acre – Campus Xapuri
Autor(es): Vale, Carlos Costa
Primeiro Orientador: Plese, Luís Pedro de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Plese, Luís Pedro de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Edilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Neto, Francisco Raimundo Alves
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, e faz parte da Linha de Pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos da EPT. O presente estudo objetivou investigar a articulação institucional dos espaços pedagógicos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária do Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Xapuri, com os espaços pedagógicos não formais existentes no município. Buscou-se compreender se essa articulação proporciona vivências e conhecimentos no processo formativo humanístico e integral dos discentes, diante das demandas sociais, culturais e produtivas da região. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, com caráter exploratório e descritivo, e elementos de pesquisa-ação. A metodologia envolveu duas etapas principais: a primeira, de levantamento de informações, utilizou questionários semiestruturados aplicados a 18 discentes do 2º ano, 21 discentes do 3º ano, quatro docentes, um(a) coordenador(a) do curso e um(a) diretor(a) geral, além de observação não participante em espaços formais e não formais de Xapuri. A análise dos dados qualitativos foi realizada pela Análise de Discurso Crítica (ADC), enquanto os dados quantitativos foram submetidos a análise estatística descritiva. A segunda etapa consistiu na elaboração de um produto educacional. Os resultados revelaram uma convergência entre gestores e docentes sobre o papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na formação integral do sujeito, embora a compreensão dos discentes sobre essa modalidade ainda seja incipiente para 61,5% deles. Foi unânime o reconhecimento da fundamental importância dos espaços pedagógicos não formais para a formação, contudo, sua articulação institucional é percebida como esporádica e limitada na prática, devido a barreiras como burocracia, falta de tempo e fragmentação curricular. As metodologias de ensino predominantemente expositivas e os desafios institucionais (infraestrutura, carga de trabalho, falta de transporte) foram identificados como obstáculos à plena integração teoriaprática. Apenas 46,2% dos discentes acreditam que as metodologias atuais favorecem a aprendizagem significativa, autonomia e senso crítico, com muitos demandando mais aulas práticas e visitas técnicas. Apesar disso, há um esforço para contextualizar o legado histórico e cultural de Xapuri. Como principal contribuição, foi elaborado um "Guia Prático de Espaços Não Formais para Docentes", que visa ser uma ferramenta de apoio para a realização de atividades de campo, promovendo a integração entre os saberes formais e as vivências comunitárias. A pesquisa conclui que, embora o IFAC Campus Xapuri esteja alinhado teoricamente aos princípios da EPT, a superação dos desafios práticos é crucial para potencializar a formação integral e emancipadora dos discentes, com o guia representando um caminho para essa articulação.
Abstract: This study was developed within the scope of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education – PROFEPT, and is part of Research Line 2 - Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (PTE) and Macroproject 6 - Organization of Pedagogical Spaces in PTE. This dissertation investigates the institutional articulation of pedagogical spaces within the Integrated Technical High School Course in Agriculture and Livestock at the Federal Institute of Acre (IFAC), Xapuri Campus, with non-formal pedagogical spaces existing in the municipality. The study sought to understand whether this articulation provides experiences and knowledge in the humanistic and comprehensive training process of students, given the social, cultural, and productive demands of the region. The research adopted a quali-quantitative approach, with an exploratory and descriptive character, and elements of action-research. The methodology involved two main stages: the first, information gathering, used semi-structured questionnaires applied to 18 2nd-year students, 21 3rd-year students, four teachers, one course coordinator, and one general director. The analysis of qualitative data was performed using Critical Discourse Analysis (CDA), while quantitative data were subjected to descriptive statistical analysis. The second stage consisted of developing an educational product. The results revealed a convergence among managers and teachers regarding the role of Professional and Technological Education (PTE) in the comprehensive training of individuals, although students' understanding of this modality is still incipient for 61,5% of them. The fundamental importance of non-formal pedagogical spaces for training was unanimously recognized; however, their institutional articulation is perceived as sporadic and limited in practice due to barriers such as bureaucracy, lack of time, and curricular fragmentation. Predominantly expository teaching methodologies and institutional challenges (infrastructure, workload, lack of transportation) were identified as obstacles to the full integration of theory and practice. Only 46,2% of students believe that current methodologies favor significant learning, autonomy, and critical thinking, with many demanding more practical classes and technical visits. Despite this, there is an effort to contextualize Xapuri's historical and cultural legacy. As the main contribution, a "Practical Guide to Non-Formal Spaces for Teachers" was developed, aiming to be a support tool for conducting field activities, promoting the integration between formal knowledge and community experiences. The research concludes that, although IFAC Xapuri Campus is theoretically aligned with PTE principles, overcoming practical challenges is crucial to enhance students' comprehensive and emancipatory training, with the guide representing a path for this articulation.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Educação não formal
Ensino
Organização e Memória
Sustentabilidade
CNPq: Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/319
Data do documento: 11-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertações - 2023

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