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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/33
Tipo: Dissertação
Título: Trekking como Prática Pedagógica Interdisciplinar no Ensino Médio Integrado na Promoção da Educação Ambiental
Autor(es): LIMA, Jefferson Teixeira Sarmento de
Primeiro Orientador: GARCIA, Amélia Maria Lima
Resumo: O presente estudo teve como objetivo promover o Trekking de forma interdisciplinar no ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre (Ifac) como metodologia para desenvolver uma educação ambiental (EA) crítica. Os objetivos específicos foram: a) Identificar a percepção dos discentes em relação às práticas corporais de aventura (PCA) em espaços não formais; b) Aplicar o Trekking como conteúdo da Educação Física (EF) Escolar no Ensino Médio Integrado do Ifac por meio de palestra, oficinas e práticas como recurso pedagógico para EA; c) Verificar por meio de registro das atividades o potencial da prática do Trekking na construção de uma EA crítica; d) Desenvolver um e-book interdisciplinar para EA a partir da prática do Trekking. Participaram 41 alunos do 4º ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Ifac, Campus Rio Branco. Este estudo foi organizado em artigos, sendo o primeiro com objetivo de descrever o Trekking, como PCA, no âmbito dos Institutos Federais, para desenvolver uma EA crítica através do uso de espaços amazônicos. No segundo artigo o objetivo foi identificar o lugar das PCAs nos planos de ensino da disciplina de EF dos cursos de ensino médio integrado do Ifac, Campus Rio Branco. O terceiro artigo teve como objetivo identificar a percepção de discentes, em relação às PCAs, o Trekking, meio ambiente e EA. E a última produção teve como objetivo promover o Trekking como uma ferramenta pedagógica para desenvolver não somente os conteúdos da área de EF, mas promover conhecimentos interdisciplinares e voltados à EA. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, do tipo pesquisa documental e pesquisa participante. Os alunos responderam um questionário e participaram de uma oficina sobre Trekking, uma palestra sobre unidades de conservação e a APA Lago do Amapá, culminando com uma aula de campo na APA, utilizando o Trekking como metodologia para desenvolver conteúdos de geografia, EF e biologia de forma interdisciplinar e voltados para EA. Os dados foram coletados por meio de registro em diário de campo de cada estudante ao final de cada etapa e uma roda de conversa em sala. Empregou-se as técnicas de análise de conteúdo, organizando as informações em categorias, as quais foram submetidas no software ATLAS TI v.9. As PCAs possibilitam uma inserção do homem em espaços de floresta amazônica, constituindo uma ferramenta a ser inserida nas práticas pedagógicas. Tal conteúdo não está presente nos planos de ensino da EF no Ifac/Campus Rio Branco. A prática do Trekking enquanto metodologia de ensino no ensino médio integrado promoveu a educação ambiental, evidenciando um discurso voltado para uma reflexão crítica em relação ao papel de cada um nesse processo, identificando os problemas existentes e como as ações humanas contribuem para preservação ou degradação destes ambientes e seu reflexo na vida em sociedade. Ao final foi produzido um e-book para orientar docentes na aplicação e inclusão do Trekking em suas práticas educativas, indicando os passos a serem adotados para uma correta aplicação deste conteúdo.
Abstract: This study aimed to promote Trekking in an interdisciplinary way in the integrated high school of the Federal Institute of Acre (Ifac) as a methodology to develop a critical environmental education (EA). The specific objectives were: a) To identify the students' perception in relation to bodily adventure practices (PCA) in non-formal spaces; b) Apply Trekking as content of Physical Education (EF) School in the Integrated High School of Ifac through a lecture, workshops and practices as a pedagogical resource for EE; c) Verify, by means of a record of activities, the potential of Trekking practice in the construction of a critical AE; d) Develop an interdisciplinary e-book for EE from the practice of Trekking. 41 students from the 4th year of the technical course in computer science integrated with Ifac high school, Campus Rio Branco participated. This study was organized into articles, the first with the objective of describing Trekking, as PCA, within the scope of Federal Institutes, to develop a critical EA through the use of Amazonian spaces. In the second article, the objective was to identify the place of the PCAs in the teaching plans of the EF discipline of the Ifac integrated high school courses, Campus Rio Branco. The third article aimed to identify the perception of students, in relation to PCAs, Trekking, environment and EA. And the last production aimed to promote Trekking as a pedagogical tool to develop not only the contents of the PE area, but also to promote interdisciplinary and EA-oriented knowledge. This is qualitative research, exploratory, documentary research and participatory research. The students answered a questionnaire and participated in a workshop on Trekking, a lecture on protected areas and the APA Lago do Amapá and culminating in a field class at the APA, using Trekking as a methodology to develop geography, PE and biology content. interdisciplinary way and focused on AE. Data were collected by recording each student's field diary at the end of each stage and a conversation wheel in the classroom. Content analysis techniques were used, organizing the information into categories, which were submitted in the ATLAS TI v.9 software. The PCAs allow the insertion of man in spaces of the Amazon forest, constituting a tool to be inserted in the pedagogical practices. Such content is not present in the teaching plans of EF at Ifac / Campus Rio Branco. The practice of Trekking as a teaching methodology in integrated high school promoted environmental education, showing a discourse aimed at a critical reflection in relation to the role of each one in this process, identifying the existing problems and how human actions contribute to the preservation or degradation of these environments and their reflection on life in society. At the end, an e-book was produced to guide teachers in the application and inclusion of Trekking in their educational practices, indicating the steps to be taken for a correct application of this content.
Palavras-chave: Prática Corporal de Aventura
Meio ambiente
Recurso Didático
Produto Educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/33
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - 2018

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