Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/38
Tipo: Dissertação
Título: TED – Tecnologia Educacional Digital - uma experiência de ensino remoto no IFAC: campus Rio Branco
Autor(es): REZENDE, Danielle Jacob Serra do Nascimento
Primeiro Orientador: ROWEDER, Charlys
Resumo: TED: TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIGITAL - uma experiência de ensino remoto no Ifac, Campus Rio Branco, consiste numa pesquisa, com discussão teórica, coleta, análise de dados e proposições quanto ao uso das TICs e do ensino como possibilidade para aprimorar ainda mais os processos de ensino remoto. O presente estudo guiou-se pelo objetivo geral de construir um modelo didático de educação remota, implementada por meio da utilização do aplicativo WhatsApp. A investigação analisou os aspectos qualitativos do ensino e da experiência, buscando englobar detalhes estruturais das aulas de Planejamento Financeiro com as temáticas Despesa pré-operacional, Investimento fixo e Capital de giro empresarial. O estudo pauta-se na busca pelas respostas à seguinte problemática: é possível ensinar conteúdos educacionais, numa perspectiva remota, usando a plataforma digital WhatsApp como um ambiente para o ensino? Metodologicamente assumiu-se a investigação de natureza qualitativa, por meio da pesquisa descritiva. Para a busca dos dados, foram utilizados os espaços das aulas, quiz didático e entrevista, apresentada de forma online, estruturada com questões abertas e fechadas, bem como as narrativas produzidas pelos estudantes durante o percurso de estudo e realização das atividades apresentadas na plataforma do aplicativo, evidenciando-se as falas dos alunos sobre o conteúdo trabalhado, e também sobre a experiência que estava sendo vivenciada. Posteriormente, procedeu-se à análise dos dados, a partir da discussão teórica e, por fim, pode-se identificar que a população da pesquisa foi constituída por uma professora – pesquisadora e 13 estudantes com idades variadas, que cursavam o último semestre do ensino profissionalizante, da turma do terceiro período noturno, do curso Técnico Subsequente em Recursos Humanos. Os principais resultados encontrados consistem em contribuições para o campo da educação: desenvolvimento de metodologias no ensino remoto, demonstração quanto ao uso de práticas inovadoras com TICs no ensino, elucidação de dimensões conceituais sobre Ensino e, ainda, o desenvolvimento de Produtos educacionais.
Abstract: TED: DIGITAL EDUCATIONAL TECHNOLOGY _ a remot learning experience at Ifac, Campus Rio Branco, consists of a research, with theoretical discussion, data collection, analysis and proposals regarding the use of ICTs and remot teaching as a possibility to further improve processes education. The present study was guided by the general objective of building a didactic model for remot learning, implemented through the WhatsApp application. The investigation analyzed the qualitative aspects of teaching and experience, seeking to encompass structural details of the Financial Planning classes, with the themes Pre-operating expense, fixed investment and business working capital. The study is based on the search for answers to the following problem: How to teach educational content, in a remote perspective, using the WhatsApp digital plataform as an environment for teaching? Methodologically, the investigation of a qualitative nature was assumed, through descriptive research. For data search, classroom spaces, Didactic Quiz and Structured Interview were used, presented online, structured with open and closed questions, as well as the narratives produced by the students during the course of study and carrying out the activities presented on the platform. Application, showing the speeches of the students about the content worked, and about the experience that was being lived. Subsequently, the data was analyzed based on the theoretical discussion and, finally, it can be identified that be research population consisted of a teacher - researcher and 13 students of varying ages, who were in the last semester of Vocational Education, from the class of the third night period, from the Subsequent Technical course in Human Resources. The main results consist of contributions to the field of education: development of methodologies in remote learning, demonstration of the use of innovative practices with ICTs in teaching, elucidation of conceptual dimensions about Teaching, and also the development of educational products.
Palavras-chave: Ensino Remoto
Tecnologia
Ensino
WhatsApp
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/38
Data do documento: 15-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TED Tecnologia Educacional Digital uma experiência de ensino remoto no IFAC campus Rio Branco.pdfDissertação4.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Série Sequência didática de plano financeiro.pdfProduto Educacional de Mestrado21.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.