Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/42
Tipo: Dissertação
Título: Sequência Didática em Educação Financeira: uma abordagem com vídeos em rodas de conversa
Autor(es): BELCHIOR, Celle Cristianne Mendes Evangelista
Primeiro Orientador: FARIAS, Cleilton Sampaio de
Resumo: A educação financeira, como parte da educação integral, vem a contribuir na formação integral dos alunos da educação profissional, preparando-os para as relações capitalistas. Uma vez que os estudantes que se voltam ao ensino subsequente buscam em sua maioria capacitação escolar com objetivo de inserção no mercado de trabalho, é papel da educação integral a congruência entre essa capacitação técnica ao mercado de trabalho e a completa formação do aluno enquanto indivíduo inserido na sociedade capitalista. Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para ensino de educação financeira em sala de aula, utilizando-se de vídeos como recurso de aprendizagem em uma sequência didática – SD. A SD em questão foi pensada para docentes do Curso Técnico Subsequente em Administração do IFAC, Campus Rio Branco. Essa dissertação está estruturada em três artigos que permitem a compreensão dos processos da criação à validação da sequência didática em educação financeira. O primeiro artigo apresenta o planejamento e elaboração da SD como produto de ensino. O segundo artigo analisa as metodologias de rodas de conversa e abordagem dos temas com vídeos.No último artigo é registrada a validação da SD, com base na metodologia de validação por pares de Guimarães e Giordan (2013). A análise dos dados indicou que a proposta de ensino desenvolvida apresenta potencialidades para a produção de conhecimento a que se destina, com elevado índice de aprovação entre os docentes questionados. Resultante da análise dessa pesquisa, disponibiliza-se como produto educacional a “Sequência didática em educação financeira: uma proposta metodológica com vídeos para sala de aula”, proposta de ensino direcionada aos docentes que pretendem abordar a educação financeira em sua prática na sala de aula.
Abstract: Financial education, as a part of integral education, contributes to the integral formation of students in professional education, preparing them for capitalist relations. Once the students who go to the subsequent education are mostly looking for school training in order to enter the labor market, the role of integral education is the congruence between this technical training for the labor market and the complete formation of the student as an individual inserted in the capitalist society. This paper presents a methodological proposal for teaching financial education in the classroom, using videos as a learning resource in a didactic sequence - DS. The DS in question was designed for teachers of the Subsequent Technical Course in Administration of IFAC, Rio Branco Campus. This dissertation is structured in three articles that allow the understanding of the processes from creation to validation of the didactic sequence in financial education. The first article presents the planning and elaboration of the DS as a teaching product. The second article analyzes the methodologies of conversation circles and the approach of the themes with videos. The last article records the validation of the DS, based on the peer validation methodology of Guimarães and Giordan (2013). The data analysis indicated that the teaching proposal developed presents potentialities for the production of knowledge to which it is intended, with a high rate of approval among the teachers questioned. Resulting from the analysis of this research, it is made available as an educational product the "Didactic sequence in financial education: a methodological proposal with videos for the classroom", a teaching proposal aimed at teachers who intend to address financial education in their practice in the classroom.
Palavras-chave: Educação Financeira
Produto Educacional
Rodas de Conversa
Sequência Didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/42
Data do documento: 1-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA, UMA ABORDAGEM COM VÍDEOS EM RODAS DE CONVERSA.pdfDissertação1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Sequência didática em educação financeira, uma proposta com vídeos para sala de aula.pdfProduto Educacional de Mestrado13.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.