Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | FERNANDES, Irismar Severino da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T13:06:57Z | - |
dc.date.available | 2022-10-14T13:06:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/55 | - |
dc.description.abstract | The National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education, in the Youth and Adult Modality (Proeja) is a government policy that emerged with the intention of providing the completion of basic education together with the acquisition of professional knowledge to those who did not complete the studies in the entity age as regular. Therefore, Proeja is seen as a union of Professional and Technological Education (EPT) with Youth and Adult Education (EJA). Thus, this dissertation focuses on the following issue: “How was the process of implementing the Proeja program at the Federal Institute of Acre, Rio Branco campus?”. This, furthermore, implies the following general objective: “To analyze the process of implantation of Proeja at Ifac campus Rio Branco, identifying possible obstacles to the consolidation of the program in the Federal Network”. To reach the proposed objective, a qualitative research was developed, under the scrutiny of the historical and dialectical materialism method, using questionnaire instruments, narrative interviews, bibliographical research and documental analysis. It was found that Proeja, despite having a transformative pedagogical proposal, in the factual context faced several obstacles. The first one concerns its own origin, as it inherited the historical baggage of the modalities that gave rise to it. The second refers to its implementation, which was carried out lightly and without proper planning. The third, finally, concerns the specificities of its target audience and the institutional reality itself, which were disregarded when the form of execution was thought of. In view of the results obtained throughout the research, especially in the narrative interviews, it was decided to produce a documentary as an educational product because it allows for the revival of the actors' memories and a better understanding of the reality perceived at the time of the Program's implementation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Proeja | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.title | Integração da Educação Profissional e Tecnológica com a Educação de Jovens e Adultos: desafios, possibilidades e vivências no Instituto Federal do Acre, campus Rio Branco | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9655520591861110 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FREITAS, Renata Gomes de Abreu | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4682352321646402 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) é uma política governamental surgida com a intencionalidade de proporcionar a conclusão da educação básica em concomitância com a aquisição de conhecimento profissional àqueles que não concluíram os estudos na idade entendida como regular. Assim sendo, o Proeja se mostra como uma união da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desse modo, esta dissertação se debruça sobre a seguinte problemática: “Como se deu o processo de implantação do programa Proeja no Instituto Federal do Acre, campus Rio Branco?”. Essa, ademais, implica no seguinte objetivo geral: “Analisar o processo de implantação do Proeja no Ifac campus Rio Branco, identificando possíveis entraves para a consolidação do programa na Rede Federal”. Para o alcance do objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, sob o crivo do método materialismo histórico e dialético, valendo-se dos instrumentos questionário, entrevistas narrativas, pesquisa bibliográfica e análise documental. Verificou-se que o Proeja, ainda que detenha uma proposta pedagógica transformadora, no contexto fático defrontou-se com diversos obstáculos. O primeiro deles diz respeito à sua própria origem, visto que herdou a bagagem histórica das modalidades que lhe deram origem. O segundo é referente à sua implementação, que foi realizada de maneira aligeirada e sem o devido planejamento. O terceiro, por fim, é tocante às especificidades do seu público alvo e da própria realidade institucional, que foram desconsideradas ao ser pensada a forma de execução. Frente aos resultados obtidos ao longo da pesquisa, principalmente nas entrevistas narrativas, decidiu-se pela produção de um documentário como produto educacional em razão desse possibilitar o reavivamento das memórias dos atores e melhor compreensão da realidade percebida à época da implementação do Programa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2019
|