Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/58
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Tiago Nascimento da-
dc.date.accessioned2022-10-14T13:48:39Z-
dc.date.available2022-10-14T13:48:39Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/58-
dc.description.abstractHistory Teaching has been undergoing changes, since students and teachers are experiencing a new era of information in a fast and very dynamic way. The universe of students is very immediate and needs this perspective of learning strategies that meet these concerns and at the same time have meaning for what is being presented in educational spaces. In this way, the following problem arises: will the use of methodologies and educational resources applied in teaching in courses integrated to IFAC prove to be more effective and effective for learning to be meaningful? Thus, the purpose of this work is to enable students in the area of history to use teaching strategies, in a more attractive and attractive way for students, with teachers in meaningful learning. Nature presents applied research, qualitative approach, exploratory and survey type) and descriptive were used as research instruments, where they were used as research instruments in the Field and student teachers from Acre/IFAC. As a methodological path, the research is based on the principles of Collective Research, where the proposal was built collectively with teachers in the area of history as a way of promoting a collaborative and democratic space for construction as possible with the look of this research target audience. and which culminated in the elaboration of 03 scientific articles and in the proposal of an Educational Fascicle entitled "EDUCATIONAL FACTS: AITVAS METHODOLOGIES AND PROPOSED EDUCATIONAL RESOURCES THE TEACHING OF HISTORY IN INTEGRATED TECHNICAL COURSES", which represents the educational product, which is the new strategy and Possibilities for History Teaching in the 21st Century Education Context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectRecursos Educacionaispt_BR
dc.subjectFascículos Educacionaispt_BR
dc.titleUso de Metodologias Ativas e Recursos Educacionais no Ensino de História em Cursos Técnicos Integrados do Ifacpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8714158491103358pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Ricardo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4372251203476914pt_BR
dc.description.resumoO Ensino De História Vem Passando Por Mudanças, Uma Vez Que Alunos E Professores Estão Vivenciando Uma Nova Era Da Informação De Forma Rápida E Muito Dinâmica. O Universo Dos Alunos Passa A Ser Muito Imediatista E Precisam Nessa Perspectiva De Estratégias Educacionais Que Atendam Essas Inquietações E Ao Mesmo Tempo Possuam Significado Para O Que Está Sendo Apresentado Nos Espaços Educacionais. Dessa Forma, Surge A Seguinte Problemática: Será Que A Utilização De Metodologias Ativas E Recursos Educacionais Aplicados No Ensino De História Em Cursos Integrados Do IFAC Se Mostrará Eficaz E Contribuirá Para Que Ocorra Uma Aprendizagem Significativa? Assim, A Proposta Desse Trabalho É De Possibilitar Aos Docentes Da Área De História O Uso De Estratégias Educacionais, De Forma A Tornar O Ensino Mais Dinâmico E Atrativo Para Os Alunos, Com Foco Na Aprendizagem Significativa. A Pesquisa Apresenta Natureza Aplicada, Abordagem Qualitativa, Do Tipo Exploratória (Bibliográfica E De Levantamento) E Descritiva, Onde Foram Utilizados Como Instrumentos De Pesquisa Questionários Com Docentes De Históra E Discentes Dos Cursos Técnicos Integrados Do Instituto Federal Do Acre/IFAC Campus Rio Branco. Como Caminho Metodológico A Pesquisa Se Baseia Nos Princípios Da Pesquisa Coletiva, Onde A Proposta Foi Construída De Forma Coletiva Com Os Docentes Da Área De História Como Forma De Promover Um Espaço De Construção Colaborativo E Mais Democrática Possível Com O Olhar Desse Público-Alvo Da Pesquisa E Que Culminou Na Elaboração De 03 Artigos Científicos E Na Proposta De Um Fascículo Educacional Intitulado “ FASCÍCULO EDUCACIONAL: METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS EDUCACIONAIS PROPOSTOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS”, Que Representa O Produto Educacional, O Qual Apresenta Novas Estratégias E Possibilidades Para O Ensino De História No Contexto Da Educação Do Século XXI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFAC.pdfDissertação3.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Metodologias Ativas e Recursos Educacionais propostos para o Ensino de História em Cursos Técnicos Integrados.pdfProduto Educacional de Mestrado14.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.