Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/94
Tipo: Livro
Título: A aprendizagem baseada em problemas na forma de estudo de caso aplicada ao ensino na educação profissional
Autor(es): FARIAS, Cleiton Sampaio de
SILVA, Sara
DIAS, Patrícia do Nascimento Sá
Resumo: Vem se ampliando na literatura acadêmica brasileira a presença de experiências e discussões da aplicação dos fundamentos das metodologias ativas como estratégia de ensino e de organização de estruturas curriculares em diferentes níveis e modalidades educacionais. Sem perder de vista uma formação cidadã e humanística, o intuito principal é proporcionar uma maior integração curricular e aprimorar os processos formativos dos estudantes, ampliando-lhes a possibilidade do desenvolvimento de um conjunto de habilidades, competências e atitudes, tais como a própria capacidade de resolução de problemas; de trabalhar em equipe e cooperar com os colegas na execução de atividades de aprendizagem; de gerenciar e liderar um grupo de trabalho; de apresentar dados, resultados e relatórios de trabalho; de aprimorar a aprendizagem autodirigida; de utilizar recursos de modo pertinente e de avaliar criticamente a literatura existente sobre diferentes temáticas.
Abstract: The presence of experiences and discussions of the application of the fundamentals of active methodologies as a teaching strategy and organization of curricular structures at different levels and educational modalities has been expanding in the Brazilian academic literature. Without losing sight of citizenship and humanistic training, the main aim is to provide greater curricular integration and improve students' training processes, expanding them the possibility of developing a set of skills, competencies and attitudes, such as their own ability to resolution of problems; to work as a team and cooperate with colleagues in carrying out learning activities; to manage and lead a work group; to present data, results and work reports; to enhance self-directed learning; to use resources in a pertinent way and to critically evaluate the existing literature on different themes.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Ensino profissional
Solução de problermas
Inovações educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/94
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:E-BOOKS EDIFAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
e-book-aprendizagem-baseada-em-problemas.pdfEbook4.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.