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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/22
Tipo: Dissertação
Título: Histórias em Quadrinhos no Processo de Ensino Aprendizagem: o tribunal do júri
Autor(es): SANTIAGO, Mayara dos Santos
Primeiro Orientador: FREITAS, Renata Gomes de Abreu
metadata.dc.contributor.referee1: FREITAS, Renata Gomes de Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: PEREIRA, Ricardo dos Santos Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: ALVES NETO, Francisco Raimundo
Resumo: O objetivo geral desta dissertação foi produzir e avaliar um produto educacional no formato de sequência didática no qual utilizando da narração de histórias (Storytelling) os alunos terão que criar uma história em quadrinhos referente a segunda fase do Tribunal do Júri. A pesquisa foi organizada em quatro artigos, que de maneira sequencial buscou responder a seguinte problemática: É factível no ensino técnico de serviços jurídicos no tema Tribunal do Júri o uso de Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino e aprendizagem ativo e reflexivo dentro da sala de aula? O primeiro artigo com o título: Principais Marcos Históricos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e a implantação do Instituto Federal do Acre, teve por objetivo levar o leitor a rever os principais marcos históricos da Educação Profissional no Brasil, e a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Sendo uma pesquisa de natureza básica, quanto aos seus objetivos, tratou-se de um estudo exploratório, no qual utilizou-se como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental. No segundo artigo intitulado: Histórias em quadrinhos: constituição e aplicação no ensino como estratégia de aprendizagem, seu objetivo foi apresentar os elementos constitutivos das histórias em quadrinhos, seus principais marcos históricos e por fim, aplicação das mesmas no ensino formal em diferentes níveis e área do conhecimento. Tratando-se de uma revisão bibliográfica, fez-se uma busca na plataforma Google Acadêmico com fins de identificar literatura concernente a experiências de uso de HQs em diferentes áreas do conhecimento e analisar seus resultados. No terceiro artigo denominado “O perfil docente do ensino jurídico do Instituto Federal do Acre e o uso das histórias em quadrinhos” teve como objetivo central a diagnose, ou seja, conhecer o perfil profissional dos docentes da área de direito e que atendem à demanda de ensino jurídico no IFAC, quais estratégias de ensino e aprendizagem conhecem e empregam em suas aulas, e se o uso das histórias em quadrinhos é um recurso educacional empregado por eles em suas práticas de ensino. Em atendimento ao objetivo geral foi elaborado um produto educacional em formato de sequência didática com o título: Histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem jurídico: o Tribunal do Júri. O qual trabalha a primeira fase do tribunal do júri com a criação de uma Storytelling pelos alunos com o final determinado pelo docente: pronúncia, impronúncia, desclassificação e absolvição primária e na segunda etapa referente ao julgamento em plenária com a produção de uma história em quadrinhos o qual narra o julgamento de caso que foi trabalhado previamente em classe. O último artigo é referente a avaliação do produto educacional, tratou-se de uma pesquisa de natureza básica, quanto aos procedimentos foi descritiva, o questionário avaliativo foi desenvolvido na escala Likert, com questões e eixos temáticos pré-definidos para análise dos dados foi utilizado o programa RStudio. O produto educacional foi aprovado em todos os eixos apontados, e com os resultados apresentados podemos considerar que, a sequência didática apresenta uma abordagem inovadora para o ensino jurídico em que o aluno poderá ter uma formação omnilateral desenvolvendo várias habilidades simultaneamente na conexão entre a teoria e a prática.
Abstract: The main goal of this dissertation was to produce and evaluate an educational product in a didactic sequence format in which, using storytelling, students will have to create a comic book referring to the second phase of the Jury Court. The research was organized into four articles, which sequentially sought to answer the following issue: It is feasible in the technical teaching of legal services on the subject of the Jury Court the use of Comics as an active and reflective teaching and learning strategy in the classroom? The first article entitled: Main Historical Landmarks of Professional and Technological Education in Brazil and the implementation of the Federal Institute of Acre, aimed to lead the reader to review the main historical landmarks of Professional Education in Brazil, and the implementation of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre (IFAC). As research of basic nature, as to its objectives, it was an exploratory study, in which bibliographical and documental research was used as technical procedures. In the second article entitled: Comics: constitution and application in teaching as a learning strategy, its objective was to present the constituent elements of comic books, their main historical landmarks and, finally, their application in formal education at different levels and areas of knowledge. As a bibliographical review, a search was carried out on the Google Scholar platform in order to identify literature concerning experiences in the use of comics in different areas of knowledge and to analyze its results. The third article entitled "The teaching profile of legal education at the Federal Institute of Acre and the use of comic books" had as its central objective the diagnosis, that is, to know the professional profile of law professors who meet the demand for legal education at IFAC, what teaching and learning strategies they know and employ in their classes, and whether the use of comic books is an educational resource they employ in their teaching practices. In compliance with the main goal, an educational product was developed in a didactic sequence format with the title: Comics in the legal teaching and learning process: the Jury Court. Which works the first phase of the jury trial with the creation of a Storytelling by the students with the end determined by the teacher: pronunciation, indictment, disqualification and primary acquittal and in the second stage referring to the trial in plenary with the production of a comic book which narrates the case judgment that was previously worked on in class. The last article refers to the evaluation of the educational product, it was research of a basic nature, as the procedures were descriptive, the evaluative questionnaire was developed on the Likert scale, with predefined questions and thematic axes for data analysis the RStudio program. The educational product was approved in all the axes indicated, and with the results presented, we can consider that the didactic sequence presents an innovative approach to legal education in which the student can have an omnilateral education, developing several skills simultaneously in the connection between theory and the practice.
Palavras-chave: Produto educacional
Histórias em quadrinhos
Sequência didática
Storytelling
Educational product
Comics
Following teaching
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/22
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

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